Compreendendo os requisitos essenciais para a vida

Os pesquisadores da Hadean Bioscience sugerem que, para entender como a vida começou na Terra, precisamos entender os requisitos ambientais específicos que devem ser atendidos para permitir que isso ocorra. Eles identificaram nove condições específicas e, a menos que todos esses requisitos ambientais sejam atendidos, a vida não pode nascer.

  1. Para que a vida pré-biótica comece, uma poderosa fonte de energia é necessária. A energia do Sol por si só não é suficiente para quebrar compostos inorgânicos como nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) e convertê-los em moléculas orgânicas complexas. No entanto, um reator nuclear natural forneceria energia mais do que suficiente para conduzir as reações necessárias.

  2. O suprimento de elementos principais é outra condição para a formação da vida, já que a maioria dos organismos na Terra é composta de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. A crosta terrestre primitiva, junto com a atmosfera e o oceano, pode supri-los.

  3. Assim como os elementos que formam os blocos de construção dos compostos orgânicos, também deve haver um suprimento imediato de nutrientes que sustentam a vida. A fonte de nutrientes no início da Terra Hadean teria sido as rochas na superfície da Terra, que eram ricas em ferro e fósforo, bem como elementos mais raros, como potássio e urânio.

  4. Uma alta concentração de gases contendo compostos como amônia e metano é outro requisito importante. Um espaço fechado, como uma câmara subterrânea que ocorre no encanamento de um gêiser nuclear, coletaria uma concentração suficiente desses gases.

  5. A equipe também identificou que os ciclos de seca e chuva são outra condição ambiental essencial para o surgimento da vida. Alternar entre hidratação e desidratação pode gerar moléculas orgânicas mais complexas a partir de aminoácidos, como o RNA.

  6. Para que a vida comece, a água deve ser limpa e não tóxica. Os primeiros oceanos eram altamente ácidos e muito salgados, e a vida não teria surgido nem sobrevivido aqui. Isso sugere que a vida teria se formado em um ambiente aquático em terra, como uma piscina ou pântano.

  7. A água também deve ser pobre em sódio e rica em potássio. Sabemos disso porque as células modernas contêm pouco sódio, sugerindo que a vida se formou em um ambiente onde ele estava relativamente indisponível.

  8. Um ciclo entre o dia e a noite é outra condição vital para o nascimento da vida. Os ciclos diurnos e noturnos permitem variações de temperatura, com temperaturas baixas e altas conduzindo a diferentes tipos de reações e estimulando a auto-replicação de sequências de DNA.

  9. Finalmente, um ambiente diverso é necessário para emergir vida. Variações no pH, salinidade e temperatura ajudarão a conduzir diferentes tipos de reações, levando a moléculas orgânicas mais complexas e variáveis. Ambientes diversos ocorreriam em toda a massa de terra da Terra por meio de placas tectônicas, mas não dentro de seus oceanos.